terça-feira, 20 de janeiro de 2009

"O mundo mudou e precisamos mudar com ele"

Essa foi a frase de maior impacto na cerimônia de posse do novo presidente dos EUA Barack Hussein Obama, num discurso de posse muito otimista, Obama abriu seu discurso com palavras de agradecimento George W. Bush "Agradeço ao presidente Bush por servir ao país e pela generosidade na transição", O presidente demonstrou consciência dos problemas que vai ter que enfrentar, "Nossos desafios são reais, são sérios e são muitos. Mas eles serão enfrentados"... "Escolhemos esperança no lugar de medo".
Obama recorreu ao espírito americano, "A hora chegou para reafirmar nosso espírito, para levar adiante a idéia de que todos somos iguais e temos direito de perseguir a felicidade"... "A partir de hoje, vamos nos levantar, tirar a poeira e vamos trabalhar para reconstruir a América". Obama também fez menção as realizações de seu país, "Alguns questionam as nossas ambições. Eles se esquecem do que este país já fez".
Com muita objetividade alfinetou o seu antecessor questionando o desempenho do governo republicano, "Não pergutamos se o governo é grande ou pequeno. Perguntamos se ele funciona ou não"..."O sucesso não depende apenas do tamanho do nosso PIB, mas do alcance da nossa prosperidade". Com relação aos outros Obama deixou a modéstia de lado com a seguinte afirmação, "Os Estados Unidos são amigos de todos os países, e estamos prontos para liderar mais uma vez", e manifestou sua aversão a regimes como o facismo e ditaduras, "Enfrentamos facismo e ditaduras não apenas com tanques, mas com nossas idéias".
"Com nossas convicções, podemos enfrentar os novos desafios",
"Não vamos nos desculpar pelo nosso estilo de vida"
"Procuramos um novo caminho de respeito com os muçulmanos"
"Estenderemos a mão para quem quiser. Para quem não quiser, fecharemos nossos punhos"
"Não podemos ser indiferentes para o sofrimento que acontece além das nossas fronteiras"
"A fé e determinação do povo americano (...) que definirá o nosso destino"
"Os desafios são novos. Mas os valores que usaremos para enfrentá-los são antigos"
E essas foram as principais afirmações de Barack Obama em seu discurso de posse, o homem que assumiu o cargo de "presidente do mundo" num momento em que o mundo se encaminha numa teia de incertezas.

Nenhum comentário: